Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CURUPIRA

-->

CURUPIRA
   Tipicamente  da  floresta , o Curupira é um anão, cabelos compridos, ruivos, cuja característica principal são os pés virados para trás, ou seja, os calcanhares para frente. Este defeito lhe é especialmente útil para uma de suas maldades prediletas: fazer pessoas perdidas na mata seguir-lhe as pegadas que, afinal , não levam a lugar nenhum. Para atrair suas vítimas, ele, às  vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.  Para que isso não aconteça, caçadores  e lenhadores costumam suborná-lo com iguarias deixadas em lugares estratégicos.
   O  Curupira, distraído  com tais oferendas, esquece-se de suas artes e deixa de dar suas pistas falsas e de seus chamados enganosos, imitando a voz humana.
  É também chamado  de  Pai  ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os índios guaranis ele é o  Demônio da Floresta.  Às vezes é visto montando um Porco do Mato.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

LENDA "BOTO COR DE ROSA"


Boto cor-de-rosa
        De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco
 para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande.  Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.