Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015


CONTEÚDO: cores - primárias e secundárias
PÚBLICO ALVO: educação infantil
DESENVOLVIMENTO: fornecer uma folha sulfite com três círculos alinhados na parte superior e outros três alinhados na parte inferior. No primeiro círculo superior, acrescentar um pouco de tinta amarela, a qual deve ser espalhada com o dedo. Sucessivamente, com azul no segundo e vermelho no terceiro. Na etapa seguinte, acrescentar um "pingo" de tinta amarela e um "pingo" de tinta vermelha no primeiro círculo da segunda linha, e orientar a criança a esparramar. À medida que as cores se misturam, dão origem a uma nova cor: alaranjado. Assim sucessivamente com amarelo e azul no segundo círculo inferior (para formar o verde), e azul com vermelho no terceiro, dando origem ao roxo.

CONTEÚDO: cores - primárias e secundárias; noções práticas de simetria.
PÚBLICO ALVO: educação infantil e anos iniciais
DESENVOLVIMENTO: fornecer a cada criança uma folha sulfite vincada ao meio. Na lateral direita, acrescentar porções de tinta guache nas cores primárias (azul, amarelo, vermelho). Na sequência, solicitar à criança que dobre o lado esquerdo da folha sobre o direito, pressione levemente em movimentos circulares e abra novamente. As cores de tinta estarão misturadas e novas cores terão surgido a partir disso (cores secundárias, diga-se). É importante observar também que ambos os lados estarão iguais a partir de um eixo central, caracterizando a simetria.
 CONTEÚDO:  cores neutras (preto e branco).
PÚBLICO ALVO: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
DESENVOLVIMENTO: fornecer a cada criança um papel com três espaços delimitados (círculos ou quadrados, por exemplo). Em cada espaço, acrescentar uma porção de tinta (a mesma cor em cada um deles). Solicitar e espalhem a tinta do primeiro espaço. Em seguida, acrescentar tinta branca em igual proporção no segundo espaço, e ao espalhar misturando a tinta, observem o efeito produzido (clareamento). Por último, no terceiro espaço, acrescentar uma pequena porção de tinta preta, e igualmente observar o efeito produzido quando da mistura (escurecimento).